Bromélias – Plantas tropicais que Amamos – Dicas de Cultivo
24 de abril de 2019Com mais de 3,2 mil espécies, sendo cerca de 43% nativas do Brasil e distribuídas em territórios como Floresta Amazônica, Mata Atlântica, caatinga, campos de altitude e restingas, a família Bromeliacea caracteriza-se pelas folhas em forma de roseta.
A bromélia se dá bem em qualquer terreno mas especialmente em climas de áreas úmidas.
São super resistentes, de fácil cultivo e servem como ornamento para jardins e varandas ou mesmo para espaços internos da casa ou ambientes públicos.
Cuidados Necessários:
O substrato ideal para as bromélias precisa ser leve, altamente drenável e com pH quase neutro (recomenda-se entre 5,8 e 7). Requer muito cuidado com a adubação pois deve-se evitar o excesso de alguns nutrientes, como o fósforo e o boro; o adubo será mais eficiente se renovado na Primavera, com reforço foliar leve se necessário.
As cores podem variar muito por ser uma planta híbrida, e sua tonalidade depende muito deste fator podendo ser verdes, rajadas, arroxeadas, avermelhadas e brancas.
Elas possuem em seu topo ou coroa, um armazenamento de agua de onde ela absorve o necessário para sobreviver.
Forma de propagação: Através de mudas, após a floração ela costuma soltar brotos em redor, mas é necessário esperar que eles estejam quase na metade do tamanho da planta mãe para os remover com segurança sem prejudicá-las.
As bromélias possuem raízes fracas, portanto não devem ser molhadas com frequência, pois ela já absorve a agua acumulada em seu topo ou roseta. Se for plantar em vasos, prefira vasos pesados de cerâmica ou barro, pois as folhas costumam crescer e pender, se estiver plantada em um vaso leve vai ficar caindo com frequência. Plante em uma mistura de terra vegetal, areia e fibras de coco ou uma outra fibra que ajude a reter um pouco de umidade.
Antes da floração, a bromélia costuma ficar com as folhas feias, mas não se preocupe, pois em breve se renovarão para a floração.
Nunca esqueça, Muita agua no topo das folhas e pouca agua na raiz, pois ela absorve mais agua e nutrientes pelas folhas.
Um bom cultivo para vocês e dúvidas nos comentários que estaremos respondendo.